MARKETING X VENDAS

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MARKETING X VENDAS

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Dicas e Sacadas Semanais

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O marketing, sendo ele digital ou até mesmo o tradicional, trata de promover um maior posicionamento de determinada marca enquanto as vendas são responsáveis por designar receitas para empresas. Apesar de estarem interligados entre si, o marketing e as vendas então em constante divergência.

 

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VOCÊ REALMENTE SABE QUAL O OBJETIVO DO MARKETING?

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O marketing têm por objetivo ajudar a empresa a alcançar suas metas pré-determinadas associadas ao negócio, isso ocorre geralmente por meios publicitários. Entretanto, fazer perfeitas campanhas de marketing são vãs quando a empresa possui um falho atendimento, dando ao cliente aspectos negativos sobre a empresa.

O marketing se responsabiliza pela divulgação, transmitindo uma imagem positiva da empresa em todos os âmbitos. Entretanto, é um erro por parte de empreendedores dizerem que marketing e propagandas é a mesma coisa, entende?

Para entender o Marketing, é importante ter um conhecimento básico acerca dos seus quatro princípios fundamentais: Serviço, público-alvo, praça e preço.

O SERVIÇO

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Popularmente conhecido como produto, é uma análise entre os produtos já oferecidos no mercado e uma pesquisa detalhada das características que o faz melhor que os produtos concorrentes.

O SEU PÚBLICO – ALVO

publico-alvoÉ importante evidenciarmos o público preferencial à sua empresa e o que ela proporciona.

A PRAÇA

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Corresponde a todos os possíveis meios que o seu público-alvo pode obter o produto do qual está oferecendo.

O PREÇO

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Por fim, é de extrema importância definir um preço acessível para que possa competir no mercado e ser dado como preferencial.

Uma vez que os clientes são atraídos através do Marketing, as vendas os recebem para que os convertam em clientes que muitas vezes são fixos. Enquanto o Marketing tem como função de comunicação com cliente para lhe obter um bom relacionamento entre si e conquistar a confiança, as vendas tentam persuadir e destacar os produtos e suas vantagens para que os clientes sejam levados à compra.

O marketing é encarregado em realizar pesquisas que visam o ambiente da empresa tais como os perfis dos clientes que elas desejam alcançar.

O vendedor tem acesso direto ao cliente, extraindo suas informações, prioridades que somente sua área pode ter. Podendo-lhe perguntar, debater sobre assuntos, objeções e assim entender com uma clareza maior as necessidades do cliente, alimentando um relacionamento e aumentando as chances de compra.

Sendo assim, o vendedor é como uma ferramenta de intermédio entre o cliente e a empresa, evidenciando as necessidades do comprador e encaminhando as mesmas até a empresa. O vendedor também tem por dever crucial equilibrar preços e ofertas, tornando estes termos acessíveis ao cliente. O poder de negociação é uma característica privada das vendas em que o marketing não desfruta.

E através desse poder, a empresa torna acessíveis ofertas e valores de acordo à possibilidade de cada cliente, fazendo propostas ou recebendo as mesmas, até que haja o fechamento dos negócios, derivado de uma boa comunicação.

As vendas são a continuação de um trabalho iniciado pelo marketing, a união dessas duas equipes pode abrir inúmeras oportunidades que potencializam a posição de uma empresa no mercado, ou seja, o seu sucesso completo.

Se uma empresa possui um marketing estruturado, porém é falha em vendas, a empresa pode enfrentar sérios problemas futuros.

Tá, mas por que?

Em uma situação paralela, a empresa que é estruturada nas vendas, mas não tem um bom marketing de preparação, as vendas terão dificuldades para serem concluídas. Portanto, apesar de suas divergências, marketing e vendas se completam. Estas divergências se dão a fato da falta de visão das pessoas para enxergarem onde se inicia e termina as atividades, sendo um, o ponto inicial e o outro o ponto final.

As empresas enfrentam problemas de competição entre esses setores, e isso pode atrapalhar os resultados que uma vez foram investidos, portanto, embora esses dois setores sejam distintos é de extrema importância a competência de quem efetua em cada setor para que haja harmonia e não atrapalhe os resultados finais de meses de estratégia para uma posição melhor do produto no mercado.

 

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