5 Gatilhos Mentais Que Mais Convertem Em Vendas

Tempo de leitura: 4 minutos

5 Gatilhos Mentais que mais Convertem em Vendas

gatilhos mentais

Você conhece ou já ouviu falar sobre os gatilhos mentais? No artigo de hoje, você vai conhecer 5 opções dessa poderosa estratégia de marketing, capaz de converter em vendas e gerar lucros para o seu negócio.

Para explicar o que são e como funcionam os gatilhos mentais, vamos citar um exemplo simples. Imagine que você esteja passando por uma situação difícil, e que você tenha duas alternativas para resolvê-la.

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No entanto, você ainda está em dúvida sobre qual escolher, e para acabar com essa incerteza, você resolve jogar uma moeda para o alto e decidir no “cara ou coroa”. Enquanto a moeda ainda estiver no ar, você já saberá exatamente qual é a melhor alternativa e qual é o lado que você quer que caia para o chão.

Estudos e pesquisas científicas já comprovaram que nossas decisões são tomadas inconscientemente e que só são executadas a partir de uma justificativa racional.

Diante desse cenário, os gatilhos mentais aparecem como diretrizes para o nosso cérebro, para que não seja preciso realizar um processo de reflexão para cada decisão tomada.

Ao aplicar os gatilhos mentais corretos, você se torna capaz de engajar as pessoas, e movimentá-las para uma ação, que pode ser a venda do seu produto, por exemplo.

Vamos conhecer agora quais são os 5 gatilhos mentais que mais convertem em vendas para que você possa aplicá-los diretamente no seu negócio. Confira!

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Os mais poderosos gatilhos mentais

Os gatilhos mentais podem ser muito mais poderosos do que você imagina, principalmente quando se trata de efetuar uma venda. A seguir, você vai conhecer 5 poderosos exemplos dessa estratégia.

1- Escassez

A sensação de perda é muito forte em nossa mente, principalmente quando se trata de relacionamentos. Provavelmente, você já deve ter ouvido alguém dizer que “deve que perder para dar valor”.

Pois bem, a mente dos consumidores funciona exatamente assim. Você certamente se sente muito mais atraído por um produto quando lê a famosa frase “apenas 1 em estoque” ou “últimos exemplares” não é mesmo?

Esse seu impulso pela compra é resultado de um gatilho mental que pode ser extremamente poderoso quando utilizado da forma correta.

2- Urgência ou limitação de tempo

O famoso bordão do Magazine Luiza, que diz “mas é só amanhã” é um exemplo clássico e um dos mais eficientes gatilhos mentais.

Ao dizer para o consumidor que a oferta é limitada e que ele tem um determinado prazo para realizar a compra, o sujeito sente uma sensação de urgência inexplicável de comprar aquele produto o mais rápido possível.

Procure utilizar frases como “sua última chance” ou “hoje é o último dia” para atrair clientes e converter o gatilho em vendas.

3- Autoridade

Os gatilhos de autoridade consistem em utilizar a imagem de alguém que realmente entenda do assunto para falar bem do seu produto. Por exemplo, vamos imaginar que você tenha criado uma nova marca de massa de tomate, e contrate a Ana Maria Braga, uma especialista em culinária, para falar bem do seu produto.

4- Gentileza

Ofereça materiais gratuitos para os seus clientes e crie uma sensação de vantagem na mente dos consumidores. Se você vende produtos cosméticos, por exemplo, e o seu cliente acaba de adquirir um creme para o rosto, ofereça-lhe uma amostra grátis de creme para os pés.

O cliente ficará satisfeito e certamente voltará a comprar de você.

5- Prova Social

Um dos melhores e mais frequentes gatilhos mentais. Vamos imaginar que você esteja viajando, em um lugar que não conhece, e precise escolher um restaurante para almoçar. Você se depara com duas opções: o primeiro está quase cheio e o segundo praticamente vazio. Qual você escolhe? Certamente, o primeiro, não é verdade?

A prova social é um dos melhores gatilhos mentais, e possui uma grande capacidade de atrair os consumidores. Utilize pesquisas, números e dados para convencer o público de que o seu produto já foi testado e aprovado por outras pessoas e veja suas vendas subirem assustadoramente.

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 😉  um grande abraço, e até o próximo post

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